Buscar

Irã - Coração da Pérsia


É muito interessante perceber que o Irã não é só um país, e sim uma civilização inteira, todos os aspectos da vida são marcadamente iranianos. A começar pela cozinha iraniana que é fabulosa, é uma super- potência culinária completamente diferente da cozinha dos países vizinhos, tem alguns elementos que podemos reconhecer da cozinha indiana, um ou outro da cozinha libanesa, é muito marcante, e cada região tem sua comida própria, seus doces... Em Isfahan tem um docinho chamado gaz, em Qom tem uns docinhos feitos com açafrão , em Yazd fica a doceria mais famosa do país. A culinária é riquíssima e sempre que tiver oportunidade coma um fesenjan que é um ensopado com romã e nozes.

O povo tem um nível cultural muito elevado, são pessoas muito educadas , simpáticas e hospitaleiras com alto grau de refinamento , sempre procuram ajudar. A literatura persa é uma das literaturas mais ricas e maravilhosas do mundo e pouca gente conhece. Tanto a literatura persa antiga como a literatura recente sempre produziram grandes poetas. Percebi que uma pessoa pra ser respeitada no mundo político, precisa escrever poesias. O Aiatolá Khomeini escreveu poesias, tem um volume inteiro só de poesias de amor, o atual grande líder o aiatolá Ali Khamenei, também tem poesias publicadas. É socialmente muito apreciado saber escrever poesias, poetas mais famosos e conhecidos do passado foram Omar Kayan, saad e Hafez. Na moda iraniana as mulheres são muito restritas ao que elas podem usar, mas mesmo assim é diferente, não só se usam camisolonas pretas. Andando na rua se vêem poucas mulheres de burca, em geral as mulheres se adequam as exigências legais , mas usam calça jeans, tênis e usam com muito charme o véu que são obrigadas a usar por lei, chamada lei do bom véu.

Apesar da internet ser censurada, todos dão um jeitinho de driblar essas sanções, proibições e são muito antenados com o que acontece no mundo. o povo é bonito e tem um aspecto muito ocidental e são muito orgulhosos de serem Pérsas.

Um lugar gostoso de passear é pelas pontes antigas de Isfahan á noite, onde jovens se reúnem pra tocar, cantar e ficam até tarde. A região da torre de Tabiat em Teerã tem restaurantes, parques, é uma ótima dica pra quem gosta de fazer uma caminhada sem pressa, qualquer bazar e qualquer mercado são lugares para se perder... Especialmente o mercado de Tabriz que é patrimônio da humanidade, o mercado de Isfahan, em Shiraz o mercado de Vakil , são lugares que merecem ser visitados e apreciados. A grande estrela do turismo do Irã para se visitar é sem dúvida a cidade de Isfahan, a cidade mais bonita do Irã!

Persépolis é um sitio arqueológico fabuloso que fica a 60 km de Shiraz, era uma das capitais do antigo império Persa, onde os visitantes ficam emocionados , o império persa acabou quando Alexandre o Grande conquistou a cidade que acabou sendo queimada em 330 A.c .

A arquitetura Pérsa influenciou uma boa parte do mundo islâmico, a azulejaria por exemplo é de uma beleza indescritível, o artesanato colorido enche os olhos de beleza.

Embora o trânsito seja caótico, eles se organizam muito bem, e deixam os brasileiros bem impressionados!

Por fim, não se pode tratar o Irã como uma simples viagem e sim uma experiência de grande riqueza cultural e inesquecível!

#Irãcoraçãodapérsia


Kelly Lima

Diretora da Rota da Seda Viagens e Turismo

73 visualizações1 comentário

Rota da Seda Viagens e Turismo

Diretos reservados para o uso da marca  Tchayka
Rua Harmonia, Nº 1031 – Vila Madalena
 São Paulo  - SP CEP: 05435-000
Fone: (11)  3097 0737
contato@rotadaseda.tur.br
WhatsApp-icone.png