VAI VIAJAR?
Muito bem! aqui temos algumas dicas importantes para que você possa planejar e ter uma viagem tranquila. Confira!
O EMBARQUE
Por isso, se não se apresentar nos horários determinados, a companhia poderá recusar o embarque do passageiro para não atrasar a decolagem. Vale destacar que a Infraero fornece os balcões para a realização do check-in. O atendimento e a organização das filas ficam por conta das companhias aéreas.
Com antecedência ao embarque, verifique a data de validade de seu passaporte e visto, inclusive os países que exigem vistos simples e de múltiplas entradas. É muito importante entender que a validade do passaporte, não tem nada a ver com a validade de vistos. Cuidado para não perder a viagem. Não poderão embarcar com documento vencido. Cédula de Identidade também é aceita para viagens Nacionais desde que esteja em perfeita condições de conservação, porém Carteiras Funcionais (CREA, OAB, etc,) não são aceitas.
Sempre que viajar leve cópia de sua documentação : passaporte, garantia de compra de traveller checks, cartão de crédito, carta de confirmação do curso, confirmação da acomodação, voucher do hotel, etc.
Ao chegar nos hotéis guarde seu passaporte e objetos de valor no cofre (caso o hotel não possua nos quartos, solicitar que seja guardado no cofre da recepção) e ande somente com a cópia de seus documentos.
AS BAGAGENS
Cada Cia. Aérea tem suas próprias regras sobre limite de bagagem. Para evitar transtornos com pagamentos de excesso de bagagem sugerimos usar como critério, aquela que tiver o menor número de peças/Kg.
As bagagens devem estar devidamente identificadas com a etiqueta de bagagem da Raidho e da Assistência de viagem (inclusive bagagem de mão). Coloquem na parte externa e interna
de bolsas, malas e sacolas, uma etiqueta com nome, endereço e telefone do proprietário, independentemente da identificação colocada pela empresa aérea no momento do check-in. Cuidado para não usar materiais que se despreguem facilmente e não deixe a etiqueta exposta em lugar fácil de ser arrancada, como próxima a fivelas.
Personalize a mala, com adesivos e fitas coloridas. Por mais fora de moda ou extravagante que isso lhe pareça, facilitará o reconhecimento da mala.
Na hora do check-in, verifique se o(a) funcionário(a) da companhia aérea etiquetou corretamente a sua mala, identificando o destino certo. Da mesma forma, confira os canhotos de recibos de entrega de bagagem. Para cada volume, é necessário um comprovante.
Retire as etiquetas com códigos de aeroporto colados em vôos anteriores. Isso é um dos maiores responsáveis por extravio. Utilizar o sistema de proteção com plástico (Protect Bag) também ajuda a diferenciar a mala. Este serviço é oferecido por empresas nos principais aeroportos do mundo a custo adicional.
Ao retirar a bagagem na esteira, verificar se não há outras iguais. Por engano, você pode levar a mala de outra pessoa. Como a lei proíbe que em vôos internacionais seja exigida a apresentação do tíquete de bagagem na saída, o problema é mais comum do que imagina.
Jamais coloque objetos de valor na mala. Dinheiro, documentos, máquinas e jóias devem ir na bagagem de mão.
A pontualidade na hora do embarque é importante para evitar afobamentos e conseqüente perda de objetos. Se o passageiro chegar em cima da hora a companhia poderá não conseguir embarcar sua bagagem no mesmo vôo, provocando atrasos na entrega.
Verifique antes do embarque se sua bagagem está trancada (de preferência com cadeado de segredo), e se há algum tipo de avaria.
Regulamento sobre bagagem de mão:
Transporte de líquidos e gel somente em embalagens de 100 ml no máximo.
As embalagens só podem ser transportadas se acondicionadas em saquinhos de plástico transparente. Só é permitido um saquinho de plástico transparente por pessoa.com conteúdo de 1 litro no máximo.
O saquinho de plástico transparente pode ser levado de casa e reutilizado.
Exceções:
Alimentos para bebês para consumo durante a viagem; Medicamentos necessários durante a viagem;
Alimentos dietéticos especiais para consumo durante a viagem.
Depois de passar pelo controle de passagens e passaportes, você terá oportunidade de fazer suas compras (lojas Taxfree). Os artigos, líquidos e gel, que você adquirir em lojas após o controle de passagens e de passaportes ou a bordo do avião, se necessário, serão acondicionados e selados na própria loja. Este selo é válido por um dia. Se tiver um vôo de conexão no próximo aeroporto, você só poderá romper este selo depois de sua chegada ao destino final.
Em caso de extravio de bagagem os passageiros deverão prestar queixa junto a Cia. Aérea responsável que lhe fornecerá um nr. de protocolo. Em poder deste número você deverá entrar em contato imediatamente com a central de atendimento de Assistência de Viagem (incluso em seu roteiro), para comunicar a perda e obter maiores informações sobre auxilio ou possíveis reembolsos/ajuda de custo.
De acordo com as diretivas de segurança, os seguintes objetos não podem ser transportados na bagagem de porão dos vôos comerciais.
Explosivos, inclusive detonadores, espoletas, granadas, minas e pólvora Gases: propano, butano, Líquidos inflamáveis, como gasolina, metanol, etc.
Sólidos inflamáveis e reagentes, inclusive magnésio, acendedores, fogos de artifício e archotes Oxidantes e peróxidos orgânicos, inclusive cloro e kits de reparação de carrocerias Substâncias tóxicas ou contagiosas, como raticidas, sangue contaminado.
Materiais radioativos, como isótopos medicinais ou industriais Substâncias corrosivas, como mercúrio, baterias de carro, Componentes de sistemas de combustível para carros que já tenham contido combustível, Pilhas de lítio, a menos que estejam instaladas em um equipamento eletrônico. As pilhas de lítio avulsas só podem ser transportadas na bagagem de mão.
Sua bagagem é seu maior tesouro. Não deixe suas malas fora de seu alcance e de seus olhos.
MEDICAMENTOS
Selecionamos alguns exercícios que podem melhorar a sua circulação sanguínea e aumentar o conforto durante o vôo.
* Procure se exercitar enquanto estiver sentado
* É recomendável que você faça exercícios por pelo menos cinco minutos a cada uma ou duas horas de vôo. Cruzar as pernas não é recomendável durante a viagem, pois dificulta a circulação sanguínea.
* Se você se sentir cansado durante a viagem respire fundo pelo menos três vezes e tenha sempre bons pensamentos. Essa é a melhor forma de energizar o corpo e a mente.
* Prefira sempre alimentos leves durante e após viagens de longa duração. Aproveite o vôo para relaxar ouvindo a música de sua preferência, lendo uma revista de variedades ou um bom livro. Simplesmente esqueça os problemas e relaxe.
Evite comer demais e alimentos pesados - Certos alimentos
(ex: carne vermelha, frituras e feijão) estimulam a fermentação e podem causar gases que provocam desconforto.
* Procure sempre usar roupas leves e sapatos confortáveis. Troque as jaquetas e blazers sintéticos por peças à base de algodão. Evite o uso de roupas apertadas – assim como os pés, todo o corpo se “dilata” durante vôos mais longos. - Evite jeans muito justos e sapatos de salto alto.
* Mantenha-se sempre hidratado durante a viagem. Água e sucos são mais recomendáveis. Evite ingerir bebidas alcoólicas ou a base de cafeína a fim de evitar a fadiga e dor de cabeça, tornando a sua viagem mais agradável.
* Durante o vôo, sempre que possível, hidrate seu rosto, as mãos e o pescoço, com movimentos leves e circulares. Dê preferência aos cremes à base de água, pois são facilmente absorvidos pela pele e diminuem os efeitos causados pelo ar seco a bordo.
JET LAG
Sintomas causadas pela diferença de fuso horário
* Transtornos de sono (sonolência ou insônia)
* Dor de cabeça
* Fadiga
* Falta de concentração
* Irritabilidade
Como amenizar este sintomas?
* Em viagens mais longas tente se adaptar o mais rápido possível ao horário local, expondo-se a luz solar, fazendo algum exercício físico ao ar livre, alimentando-se e dormindo no horário local.
* Tome um longo banho para hidratar o corpo, beba muita água e caminhe para aclimatar-se.
* Procure não dormir no avião caso chegue à noite em seu destino, assim você terá mais sono ao desembarcar. Caso chegue pela manhã, procure dormir o máximo durante o vôo.
REMARCARÇÃO DE VÔO
O QUE LEVAR NA MALA
ADAPTADORES DE TOMADAS
No Brasil é possível encontrar adaptadores múltiplos, mas tendo a oportunidade, se conseguir, compre no exterior.
Em geral os aparelhos citados acima são bi-volt, o que significa que podem ser ligados em correntes de 100 a 240 V. Certifique-se antes, para não queimar seu dispositivo, em geral em sua parte posterior, algo como INPUT: AC 100V - 240V, 50/60Hz o que quer dizer que seu aparelho pode ser ligado a tensões de 100 a 240 Volts.
Consulte o site abaixo e verifique o tipo de tomada elétrica e que voltagem são adotados por cada país: http://countrycode.org/
CHECK LIST
DOCUMENTOS
Em 2008 aprovou-se o “Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do MERCOSUL e Estados Associados“, que reconhece a validade dos documentos de identificação pessoal de cada Estado Parte e Associado estabelecidos no Anexo do presente como documento de viagem hábil para o trânsito de nacionais e/ou residentes regulares dos Estados Partes e Associados do MERCOSUL em seus territórios.
Ao se preparar para a viagem, verifique a documentação pessoal necessária, inclusive a de acompanhantes, especialmente a de menores de idade. Em voos internacionais, confira ainda as exigências de vacinas e demais regras para estadia no País de destino.
Nesse link você pode conferir a lista exigida para embarque em vôos internacionais.
link: https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/documentos-para-embarque
VISTOS E VACINAS
Link: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/vistos-para-viajar-a-outros-paises
Antes de viajar é necessário conhecer os cuidados que você deve ter com a sua saúde.
Em viagens você corre o risco de adoacer, então você deve se ligar nas vacinas exigidas em cada país e deve ter cuidados especiais para não correr o risco de adoecer. No site do Itamaraty você encontra mais informções sobre o assunto: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/antes-de-viajar/saude-do-viajante
PASSAGENS E HOSPEDAGENS
Geralmente as agencias de viagens já incorporam ao tour as principais passagens e também as hospedagens.
A hospedagem também é um poto muito importante, busque informações sobre o hotel, quantas estrelas, e o preço e a localização é importante, você pode correr o risco de escolher um hotel que fica muito longe dos pontos turísticos importantes.
CÂMBIO
Opte sempre pela moeda local,mas caso não seja possível escolha o dólar.
Outra dica é para não comprar tudo de uma vez só, com as oscilações das moedas você pode perder dinheiro, compre aos poucos.
SEGURO DE VIAGEM
Os seguros de viagens não são caros, custa em média 3% do valor gasto na viagem, e eles podem cobrir desde de doenças à extravio de bagagens.
Muitas empresas de turismo já incluem o seguro de viagem em seus planos.
Alguns países exigem o seguro de viagens:
Afeganistão - Alemanha - Andorra - Angola - Arábia Saudita - Argélia - Austrália - Áustria - Bahrain - Belarus - Bélgica - Catar - Chipre - Coreia do Sul - Croácia - Cuba - Dinamarca - Emirados Árabes Unidos - Equador - Eslováquia - Eslovênia - Espanha - Estônia - Fiji - Finlândia - França - Geórgia - Grécia - Hungria - Iêmen - Irã - Iraque - Irlanda - Islândia - Israe - lItália - Jordânia - Kuwait - Letônia - Líbano - Liechtenstein - Lituânia Luxemburgo - Malta - Moldova - Noruega - Omã - Países Baixos - Paquistão - Polônia - Portugal - República Tcheca - Síria - Suécia - Suíça - Turquia - Ucrânia - Venezuela