SÉRIE ESPECIAL

ETIÓPIA DE NORTE A SUL

NA FESTA DE MESKEL COM DJIBUTI

RETORNAR

Voltar para Tours Especiais

BAIXAR ARQUIVO EM PDF

Abre arquivo em PDF

ESTOU INTERESSADO

Abre formulário de contato

CONHEÇA O TOUR COMPLETO

Na Etiópia ao Norte, vamos descobrir cidades históricas como Lalibela, Gondar e Bahir Dar e Harar, levando-nos a tempos remotos de espiritualidade onde foram guardados os mais incríveis mistérios do Cristianismo. O belo ambiente natural do norte da Etiópia com suas impressionantes cadeias montanhosas nos oferece uma oportunidade única de entrar em uma das paisagens mais majestosas do continente africano.

Ao Sul, descobriremos o Rift Abissínio rodeado de imensas montanhas e profundas fendas e desfiladeiros produzidos pela lenta erosão da rocha vulcânica, que durante décadas tornou extremamente difícil o acesso ao delta do rio Omo. Esta dificuldade física de acesso a esta região permitiu que as tribos que habitam o Vale do Omo ficassem isoladas no terreno do resto da Etiópia, bem como do resto do mundo, oferecendo assim uma experiência única ao viajante.

Djibuti é um país fascinante por suas tribos primitivas e guerreiras é um extraordinário laboratório natural, sítios geológicos únicos no mundo, paisagens de grandiosa e fascinante estranheza e de uma variedade espantosa num território tão pequeno. É também um país cuja história tem suas raízes no passado mais longínquo da humanidade e é a possibilidade de aproximação a culturas nômades muito pouco conhecidas. Essa aproximação é permitida pela tradição original de hospitalidade desses nômades e pelo desejo dos jibutianos de desenvolver um turismo integrado que respeite seu meio ambiente.

VÉSPERA DO 1º DIA – sexta-feira, 08 de setembro: SÃO PAULO

Apresentação no aeroporto internacional de Guarulhos para encontro com o grupo às 22:45 e embarque no voo ET-507 da Ethiopian Airlines saindo à 01:45 da madrugada de 8 para 9 de setembro com destino a Adis Abeba.

1º DIA – sábado, 09 de setembro: ADIS ABEBA

Chegada ao aeroporto internacional de Bole às 19:45, recepção no aeroporto, traslado para o hotel e alojamento.

2º DIA – domingo, 10 de setembro: ADIS ABEBA

O nome de Adis Abeba vem do amárico (língua oficial) e significa "nova flor". A atual capital da Etiópia foi fundada em 1887 por Menelik II nas encostas do Monte Entoto e é uma das capitais mais altas do planeta (2.500m). O local foi escolhido pela existência de fontes termais e pelo desmatamento das antigas capitais etíopes. Adis Abeba é uma cidade colorida que oferece lugares únicos como a Piazza, o bairro colonial dos italianos, Merkato: um dos maiores mercados da África e o Museu Nacional onde podemos encontrar uma réplica de Lucy, a avó da humanidade. Vamos descobrimos a cidade, os seus recantos e o seu encanto. Alojamento em Adis Abeba.

3º DIA – segunda-feira, 11 de setembro: ADIS ABEBA – GONDAR

Pela manhã, traslado para o aeroporto e embarque em voo para Gondar, a antiga capital do país na época medieval. Chegada ao hotel e almoço no hotel. À tarde, em Gondar, visitaremos os incríveis castelos medievais com influências mourisca, portuguesa e hindu, a igreja de Debre Birhan Selassie famosa por seus afrescos coloridos e os banhos do rei Fasilidas. Alojamento em Gondar. (Almoço no Hotel e jantar no 4 Sisters).

4º DIA – terça-feira, 12 de setembro: GONDAR – MONTANHAS SIMIEN

Café da da manhã, saída cedo em direção à cidade de Debark, onde estão localizados os escritórios do Parque. Ao longo do caminho visitaremos os mercados ao ar livre de algumas cidades. Em Debark as taxas de entrada são pagas e encontraremos o guarda-parque e o guia local que nos acompanharão durante o dia. Ccontinuaremos até chegar a Sankaber, o primeiro acampamento do parque. Nesta viagem teremos a nossa primeira impressão da magnitude e beleza desta região serrana e talvez o nosso primeiro encontro com espécimes dos babuínos Gelada, uma espécie endémica do parque, e o gigante abutre barbudo Lammergeyer que ruge no céu. Pernoite no Simien Lodge

5º DIA – quarta-feira, 13 de setembro: MONTANHAS SIMIEN – BAHIR DAR

Café da manhã cedo, e pegamos estrada para Bahir Dar. Bahir Dar está situado na margem sul do Lago Tana, o maior lago da Etiópia e a nascente do Nilo Azul. Esta viagem pela estrada é muito divertida com uma paisagens que mudam constantemente. Chegada a Bahir Dar e pernoite em Bahir Dar.

6º DIA – quinta-feira, 14 de setembro: BAHIR DAR

Café da manhã no resort e passeio em barcaça para conhecer o Lago Tana e suas ilhas. Algumas das ilhas são habitadas por mosteiros e túmulos de antigos imperadores. Conheceremos as lendas evocativas que se baseiam em fatos históricos, mas que foram ganhando fantasia ao longo do tempo. Entre eles visitaremos Azwa Mariam e Ura Kidane Mihret, e visitaremos o delta do rio Nilo. À tarde, excursão às Cataratas do Nilo Azul, (após a construção da barragem o nível de água diminui muito entre outubro e junho) e desfrutaremos de um agradável passeio em um ambiente natural e espetacular. Alojamento em Bahir Dar.

7º DIA – sexta-feira, 15 de setembro: BAHIR DAR – LALIBELA

Após o café da manhã, saída para Lalibela por uma paisagem suburbana com parada para visitas à Comunidade Awura Amba e várias aldeias ao longo do caminho. (300km). Chegada em Lalibela e acomodação em Lalibela.

8º DIA – sábado, 16 de setembro: LALIBELA

Café da manhã no hotel e em seguida vamos conhecer Lalibela que é considerada a oitava maravilha do mundo por suas igrejas escavadas na rocha e é declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por seu grupo de onze igrejas em cavernas escavadas em basalto cinza e esculpidas em arenito avermelhado entre os séculos XI e XIII. Apesar de ser o primeiro destino turístico do país, seu povo se apega ao estilo de vida tradicional. De manhã começa a visita ao primeiro grupo de 6 igrejas e depois do almoço fazemos uma excursão a Neakuto leab para visitar a igreja da caverna que fica fora da cidade. Alojamento em Lalibela.

9º DIA – domingo, 17 de setembro: LALIBELA

Café da manhã no hotel e pela manhã fazemos uma excursão a Yimrehane Kiristos cerca de 42 km , onde se encontra o mosteiro da caverna, um local sagrado para os cristãos que acreditam até hoje que depositar seus restos nessas cavernas é pode salvar até 7 gerações. À tarde terminamos as visitas ao segundo grupo das igrejas de Lalibela. Alojamento em lalibela.

10º DIA – segunda-feira, 18 de setembro: LALIBELA – ADIS ABEBA – LANGANO

Café da manhã (dependendo do horário do voo, não haverá o café da manhã no hotel, a confirmar) Traslado ao aeroporto de Lalibela para embarque em voo de volta a Adis Abeba. Chegada à capital etíope e recepção no aeroporto. Continuamos a viagem para o vale do grande Rift visitando os lagos da Cratera Bishoftu e do Lago Ziway. Hospedagem em Langano.

11º DIA – terça-feira, 19 de setembro: LANGANO – ARBA MINCH

Café da manhã. Partida em veículo rumo ao sul étnico e multicultural, um percurso de cerca de 280 km que nos leva um dia inteiro por estrada. Nosso destino é Arba Minch. Apenas 37 km de Arba Minch é a cidade de Dorze em uma área montanhosa a uma altitude de 3.200 metros. Este lugar remoto é muito peculiar por suas pequenas casas de bambu em forma de elefante e por seus tecidos muito elaborados, famosos em todo o país. Uma curta caminhada é feita para acessar as cachoeiras e visitamos a cidade para conhecer mais sobre sua cultura e seu povo. Alojamento em Arba Minch.

12º DIA – quarta-feira, 20 de setembro: ARBA MINCH – KONSO

Café da manhã. Em Arba Minch é o lar do exuberante Parque Nacional Netch Sar, situado entre o Lago Chamo e o Lago Abaya. Este parque foi criado para preservar o swayne, uma espécie rara de antílope. Onde também habitam zebras, gazelas, kudus e leopardos. Estão catalogadas 89 espécies de mamíferos e 343 de aves. Visitamos o Lago Chamo onde podem ser vistos numerosos crocodilos (até 7 metros de comprimento), numerosas famílias de hipopótamos e aves selvagens. À tarde, seguiremos para as terras altas do Konso, às margens do rio Segen, para apreciar a paisagem cultural do grupo étnico Konso, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Caminhamos pelas aldeias Konso caracterizadas pelo cultivo de árvores frutíferas, sorgo, milho e algodão em terraços. Hospedagem em Konso.

13º DIA – quinta-feira, 21 de setembro: KONSO – TURMI

Café da manhã. Viajaremos para Key Afer, no caminho exploramos o mercado de Key Afar, o mercado mais colorido e multicultural de toda a região, já que as tribos Ari, Bana e Hamer se encontram aqui todas as quintas-feiras. Chegada em Turmi e acomodação em Turmi.

14º DIA – sexta-feira, 22 de setembro: TURMI

Café da manhã. E seguimos viagem rumo Vale do Rio Omo para visitar os Dassanech, antigos pastores nômades que vivem nas margens do Rio Omo. Almoço em Turmi e à tarde excursão aos Karo, outra etnia também ex-pastores e pescadores que vivem nas margens do rio Omo e são conhecidos por seus ornamentos (escarificações). Hospedagem em Turmi

15º DIA – sábado, 23 de setembro: TURMI – JINKA

Café da manhã. Hoje viajamos para Jinka, a cidade mais próxima dos Parques Nacionais de Omo e Mago. Pela manhã, visita ao Parque Nacional do Mago, uma das mais belas reservas de savana da África Oriental. Entrada na aldeia Mursi, tribo conhecida por suas mulheres inserirem pires de madeira ou cerâmica no lábio inferior. É um dos grupos étnicos mais fotografados do mundo. Alojamento em Jinka.

16º DIA – domingo, 24 de setembro: JINKA – ADIS ABEBA – DIRE DAWA

Após o café da manhã, traslado ao aeroporto de Jinka e voo para Addis completando essa parte da viagem onde pudemos desfrutar uma grande variedade de paisagens, todas de grande beleza natural. Chegada em Addis Abeba em voo de conexão para Dire Dawa. Hospedagem em Dire Dawa.

17º DIA – segunda-feira, 25 de setembro: DIRE DAWA – HARAR

Café da manhã e traslado para Harar cerca de 55km. Harar capital da região de Harari, está localizada no topo de uma colina, na parte oriental da extensão das terras altas da Etiópia, a cerca de quinhentos quilômetros de Adis Abeba, com uma elevação de 1.885 metros. Harar foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2006, o reconhecimento de sua herança cultural. É considerada "a quarta cidade sagrada do Islã" com 82 mesquitas, três das quais datam do século X; Durante séculos, Harar foi um importante centro comercial com rotas comerciais ligando-a ao resto da Etiópia, ao Corno de África, à Península Arábica e através dos seus portos ao resto do mundo. Harar também é famosa por seus distintos cafés naturais processados ​​que levam o mesmo nome. Harar é uma cidade medieval murada no leste do país com cinco portões. É a capital da região de Harari. Ele está localizado no topo de uma colina, na parte oriental das terras altas da Etiópia. Harar foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2006. É considerada "a quarta cidade sagrada do Islã" com 82 mesquitas, três das quais datam do século X.

Alojamento em Harar.

18º DIA – terça-feira, 26 de setembro: DIRE DAWA – ADIS ABEBA

Café da manhã e transfer para o aeroporto de Dire Dawa e voo para Adfis, chegada em Addis e transfer para o hotel. Alojamento em Addis.

19º DIA – quarta-feira, 27 de setembro (cerimônia de Meskel): ADIS ABEBA

Após o café da manhã, saída para a praça Meskel. Hoje, o festival Meskel na Etiópia é comemorado na Etiópia, a UNESCO o declarou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Em 17 de setembro do calendário etíope (26 e 27 de setembro do calendário gregoriano), os etíopes comemoram a descoberta da Verdadeira Cruz. A celebração que começa no dia anterior com inúmeras procissões que chegam das igrejas com o objetivo de cercar uma construção de madeira decorada com margaridas amarelas e uma cruz conhecida na tradição etíope como "Damera". Ao pôr do sol, o patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope , acender a madeira e inaugurar a celebração anual do festival Meskel Após a festa, jantar de despedida em um restaurante com música folclórica Pernoite em Addis

20º DIA – quinta-feira, 28 de setembro: ADIS ABEBA – DJIBOUTI

De manhã cedo, traslado para o aeroporto internacional de Bole e embarque no voo ET-362 da Ethiopian Airlines saindo às 09:15 com destino à cidade de Djibuti. Chegada ao aeroporto internacional de Ambouli às 10:45, recepção no aeroporto, traslado para um restaurante na cidade e almoço.

À tarde, visita panorâmica à cidade de Djibuti.

Alojamento no hotel Atlantic após o city tour.

21º DIA – sexta-feira, 29 de setembro: DJIBOUTI – LAGO ABBE (205 km)

Às 09:00, partida em jipes 4x4 para o lago Abbe, ou Abhe Bad, com, no caminho, travessia do Grand Bara, uma grande extensão com argila branca, miragens e gazelas.

Almoço em Dikhil e continuação pela aldeia de As Eyla para chegar à tarde às margens do lago Abbe.

O lago Abbe está localizado no encontro do Vale do Rift e do Rift Assal. À beira da lagoa, pode-se admirar uma verdadeira "floresta" de chaminés de calcário rodeada por nascentes de água borbulhante e sulfurosa. Antes da desertificação da região, quando o nível do lago era mais alto, os vapores de água quente do magma próximo subiam à superfície dos calcários dissolvidos que se materializavam ao entrar em contato com a água fria, criando verdadeiras esculturas. Esta paisagem é única na terra, pois para ver outras chaminés semelhantes é preciso ir até o fundo do Atlântico ou do Pacífico, onde as grandes placas tectônicas se cruzam!

Pernoite no acampamento turístico do lago Abbe.

22º DIA – sábado, 30 de setembro: LAGO ABBE – LAGO ASSAL – BANKOUALE (300 km)

Visita ao lago bem cedo pela manhã para ver o nascer do sol nas margens do lago.

Num mundo estranho, contemplarás os alinhamentos recortados de agulhas calcárias que podem atingir os 50 m, de onde escapam fumarolas com cheiro a enxofre.

Uma caminhada de retorno de 2 horas é necessária para se aproximar das colônias de flamingos cor-de-rosa à beira do lago.

Partida para o Lago Assal via Dikhil: almoço sanduíche no caminho

Visita do Lago Assal localizado em uma zona de colapso a menos de 150 m abaixo do nível do mar em um cenário de vulcões e lava negra. O lago é margeado por um bloco de gelo de sal e gesso de uma brancura deslumbrante.

Continuação para a região do monte goda

Noite no acampamento turístico de Bankouale.

23º DIA – domingo, 1º de outubro: BANKOUALE – DJIBOUTI (180 km) – ADIS ABEBA

Após o café da manhã, visita ao vilarejo de Bankouale e partida para Djibuti, sanduíche de almoço.

Às 16:00, traslado para o aeroporto internacional de Ambouli e embarque no voo ET-365 da Ethiopian Airways saindo às 19:25 com destino a Adis Abeba. Chegada ao aeroporto internacional de Bole às 20:55, traslado para o hotel e pernoite por conta da Ethiopian Airways (não há necessidade de visto de trânsito etíope quando a conexão entre dois voos da Ethiopian Airtlines é entre 8 e 24 horas).

24º DIA –terça-feira- 02 de outubro-Addis Abeba

Em horário a ser determinado pela Ethiopian Airlines, traslado para o aeroporto e embarque no voo ET-506 da Ethiopian Airlines saindo às 10:05 com destino a São Paulo. Chegada ao aeroporto internacional de Guarulhos às 16:15 e fim dos nossos serviços.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  1. A reserva de lugar na parte terrestre do tour se dá mediante confirmação pela Rota da Seda Viagens e Turismo no momento do recebimento do sinal, e a inscrição é efetivada no momento do recebimento pela Rota da Seda Viagens e Turismo da integralização do pagamento e do contrato de aquisição de programa de viagem internacional assinado e rubricado em todas as páginas dentro do prazo estipulado. O pagamento do sinal pelo passageiro implica sua aceitação integral do programa, dos preços, das formas de pagamento, das presentes observações, das dicas de viagem e do contrato anexo.

  2. Os preços deste tour estão fixados em dólares, e serão convertidos para reais pelo câmbio do euro turismo a ser informado pela Rota da Seda Viagens e Turismo no dia do pagamento do sinal. Não serão aceitos pagamentos em moeda estrangeira.

  3. A entrega do contrato de aquisição de programa de viagem internacional assinado e rubricado em todas as páginas, da autorização de débito original corretamente preenchida e assinada sem rasuras, da fotocópia legível da frente e do verso do cartão de crédito usado para o pagamento, da carteira de identidade e do CPF do seu titular, deve ser feita à Rota da Seda Viagens e Turismo no prazo máximo de 1 semana após o pagamento do sinal. A não observação desse prazo, bem como a entrega de documentos incompletos, rasurados, incorretamente preenchidos ou sem assinatura válida, serão consideradas desistência do tour, com o consequente cancelamento dos serviços solicitados e aplicação da multa de cancelamento.

  4. O sinal de 30% do preço total do tour não é válido para outro tour da Rota da Seda Viagens e Turismo.

  5. Em caso de desistência da viagem pelo passageiro por qualquer motivo (inclusive de saúde) até trinta dias antes do início do tour, será cobrada multa de 20% (vinte por cento) do valor total do tour e dos serviços adicionais contratados. A menos de trinta dias do início do tour, a multa será acrescida de todo e qualquer valor a qualquer título que comprovadamente venha a ser cobrado da Rota da Seda pelo o fornecedor.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

No momento da reserva, é imprescindível encaminhar as cópias das principais páginas do seu passaporte (válido por mais de seis meses a contar da data de saída do passageiro do último país visitado) onde constam: nome completo, data de nascimento, nacionalidade, número do passaporte com data de emissão e validade, endereço completo, número de CPF.

BAGAGENS:

Nas viagens de ônibus, cada viajante poderá viajar com até uma unidade de bagagem de tamanho médio com peso máximo de 30 quilos. O excesso de bagagem será aceito sempre e quando a capacidade de carga do veículo o permitir e com prévio pagamento de uma taxa a ser determinada caso a caso, podendo ser recusado sempre a critério do guia ou do motorista do ônibus. A bagagem não faz parte do contrato de transporte, ficando entendido para todos os efeitos que o passageiro deve conservá-la sempre consigo, qualquer que seja a parte do veículo ou do hotel em que estiver acomodada, e que é transportada pelo passageiro por sua conta e risco, sem que a Rota da Seda Viagens e Turismo possa ser obrigada a responder contratualmente pela perda ou danos que possa sofrer, seja qual for a razão.

PREÇOS EM DÓLARES POR PESSOA

Com alojamento em quarto duplo:

US$ 7.872

Suplemento para alojamento em quarto individual:

US$ 1.133

Passagem aérea:

US$ 1.319

Taxas aeroportuárias:

US$ 810


VOOS COM ETHIOPIAN AIRLINES:

ET-507 09SEP GRUADD 01:45-19:45

ET-362 28SEP ADDJIB 09:15-10:45

ET-365 01OCT JIBADD 19:25-20:55

ET-506 02OCT ADDGRU 10:05-16:15


NOTAS IMPORTANTES:

  1. O alojamento em quarto individual nos hotéis deve ser solicitado no momento da reserva de lugar no tour; não se garante alojamento em quarto individual quando solicitado posteriormente.

  2. Este programa está sujeito a alterações na ordem das excursões segundo a disponibilidade do operador local.


HOTELARIA:

Addis Abeba 3 noites- Jupiter International Hotel.

Lalibela 3 noites- Tukul village Hotel

Gondar 1 noite- Goha Hotel

Montañas Simien 1 noite.- Simien mountains Lodge

Bahir Dar 2 noites.- Blue Nilñe Avanti Resort

Langano 1 noite- Sabana-Beach Resort.

Arba Minch 1 noite.- Haile Resort

Konso 1 noite- Kanta Lodge.

Jinka 1 noite- Eco- Omo Safari Lodge

Turmi 2 noites- BuskaLodge.

Dire Dawa 1 noite- Samrat Hotel.

Harar 1 noite.- Royal Sunshine Hotel

Djibuti1 noite- Hotel Atlantic

Lago Abbé 1 noite- Acampamento Lake Abbe

Bankouale 1 noite- Acampamento turístico de Bankouale

Adis Abeba 1 noite- Hotel transito aeroporto


FORMA DE PAGAMENTO:

Sinal de 30% do preço total do tour somente à vista (sem o uso de cartão de crédito) e o saldo de 70% em até 10 vezes sem juros com cartões de crédito Visa, MasterCard e Diners. A Rota da Seda Viagens e Turismo reserva-se o direito de alterar a forma de pagamento sem aviso prévio a qualquer momento antes do recebimento do sinal.


OS PREÇOS INCLUEM:

  • Bilhete aéreo de grupo em classe econômica nos voos mencionados.(sujeito a alteração de horário)

  • Alojamento nos hotéis indicados ou similares em quarto duplo com café da manhã

  • Traslados e transporte em mini-ônibus confortável para o norte e veículo 4x4 para o sul

  • Voos internos com tarifa da Ethiopian Airlines

  • (Caso o cliente não viaje do seu país de origem com a Ethiopian Airlines, será aplicado o suplemento correspondente).

  • Guia profissional fluente em espanhol durante todo o tour

  • Barco no Lago Tana e no Lago Chamo

  • Bilhetes nos locais indicados no programa

  • Guias locais falando inglês em cada ponto da viagem (obrigatório)

  • Jantar de despedida tradicional num restaurante tradicional para apreciar a música e a dança do país Etiópia

  • Seguro local

  • Seguro de Viagem e cancelamento Affinity 60 e 60 senior de acordo com a idade do cliente com cobertura de até 60.000, cobertura para cancelamento de viagem (conforme condições), coberturas são expressas em dólar (A opção pelo seguro é facultativa, ficando reservado ao cliente o direito de não adquirir este seguro – cujas respectivas coberturas e condições estçao expressamente previstas no roteiro de viagem. O cliente poderá optar , caso seja do seu interesse , por adquirir plano com coberturas diferenciadas, devendo, neste caso, nos consultar previamente sobre a possibilidade e respectivas condições.

  • Impostos locais.


OS PREÇOS NÃO INCLUEM:

  • Imposto de Renda Retido na Fonte sobre a remessa de valores destinados à cobertura de gastos pessoais no exterior de pessoas físicas residentes no Brasil em viagens de turismo, nos termos da lei 13.315/2016;

  • Passagens aéreas de voos domésticos (que não sejam mencionados no programa) ou internacionais;

  • Taxas consulares para passaporte cujo visto turístico se faz necessário, nem serviço de despachante; Visto obrigatório (consulte-nos)

  • Serviço de guarda-volumes nem de carregadores de bagagem em hotéis e aeroportos;

  • Bolsa de viagem, etiquetas de bagagem, porta-vouchers, capa de passaporte nem nenhum outro brinde;

  • Nenhum material impresso (toda a documentação de viagem é enviada apenas eletronicamente);

  • Passeios opcionais, Excursões, passeios, visitas, espetáculos, atividades e refeições OPCIONAIS que venham a ser oferecidos pelo guia;

  • Direito de fotografia e filmagem nas atrações visitadas em que ele é cobrado à parte;

  • Gastos de caráter pessoal, como despesas adicionais em hotéis, bebidas nas refeições, telefonemas, táxi etc., sendo estas de responsabilidade exclusiva do passageiro;

  • Gorjetas para o guia e para o motorista (sempre a critério do passageiro, mas tradicionalmente esperadas em qualquer país).

  • Taxas de saída.

  • Visto de Etiópia e Djibuti( consulte-nos)

ESTÁ INTERESSADO(A)?

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.